A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial chamada epiderme, de origem ectodérmica, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme. Dependendo da espessura da epiderme, distinguem-se as peles fina e espessa. Abaixo e em continuidade com a derme encontra-se a hipoderme, ou tecido subcutâneo, que não faz parte da pele, apenas lhe serve de união com os órgãos subjacentes.
Epiderme
Coloração HE - 40x
Coloração Tricrômico de Gomori - 40x
Formada por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, a epiderme é uma porção que previne o corpo da rápida desidratação, protege contra o atrito e a radiação ultravioleta, e constitui uma barreira para entrada de microorganismos. É composta de dois conjuntos de células: queratinócitos e não-queratinócitos.
✍️O epitélio estratificado pavimentoso queratinizado é composto por cinco regiões ou estratos discretos. A primeira região e mais interna é a camada basal, que produz continuamente novas células para a epiderme, assim como une a epiderme e derme através da lâmina basal. É composta por uma única camada de células-tronco, que podem ser colunares ou cubóides. Os queratinócitos derivados da camada basal formam a camada espinhosa, que possui de uma a três camadas de células unidas por desmossomas. A terceira camada é conhecida como camada granulosa, que é caracterizada pela presença de grânulos presentes nos queratinócitos que reagem basofílicamente com corantes como a hematoxilina. A camada lúcida só pode ser observada histologicamente na pele espessa. E, por último, quando o processo de queratinização está completo, observamos a camada córnea, região mais externa da epiderme, onde o citoplasma dos queratinócitos mortos está totalmente preenchido por queratina. Os filamentos de queratina de cada célula estão orientados em paralelo à superfície da pele.
Derme
Coloração HE - 40x
Coloração HE - 40x
É o tecido conjuntivo onde se apoia a epiderme e une a pele ao tecido subcutâneo ou hipoderme. A derme apresenta espessura variável de acordo com a região observada. Ela é constituída por duas camadas, de limites pouco distintos: a papilar, superficial, e a reticular, mais profunda.
✍️A camada papilar é delgada, constituída por tecido conjuntivo frouxo que forma as papilas dérmicas. Nesta camada foram descritas fibrilas especiais de colágeno, que se inserem por um lado na membrana basal e pelo outro penetram profundamente na derme. Essas fibrilas contribuem para prender a derme à epiderme. Os pequenos vasos sanguíneos presentes nesta camada são responsáveis pela nutrição e oxigenação da epiderme.
✍️A camada reticular é mais espessa, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado. Ambas as camadas contêm muitas fibras do sistema elástico, responsáveis, em parte, pela elasticidade da pele. Além dos vasos sanguíneos e linfáticos e dos nervos, também são encontradas na derme as seguintes estruturas, derivadas da epiderme: folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme também é observado a presença do músculo eretor do pelo.
Anexos Cutâneos
Folículo piloso e Glândula sebácea
Coloração HE -100x
Glândula sebácea
Coloração HE -100x
Folículo piloso com pêlo e Glândula sudorípara écrina
Coloração Tricrômico de Masson - 400x
Glândula sudorípara apócrina
Coloração HE -100x
Classificação Histológica da Pele
Tricrômico de Gomori - 400x
HE - 400x
🤔Existem diferenças importantes entre os dois tipos de pele, que se apresentam tanto em relação as espessura das camada da epiderme como na presença ou não de anexos cutâneos. Na pele espessa, que está presente na palma das mãos e na planta dos pés, podemos observar as cinco camadas da epiderme (basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea), e como esta é uma região de grande atrito a camada córnea é muito espessa e este tipo de pele possui muitas cristas epidérmicas e papilas dérmicas o que aumenta a superfície de adesão entre a epiderme e a derme. Além disso, o único anexo cutâneo presente na pele espessa são as glândulas sudoríparas.
🤔Na pele fina a camada lúcida não está presente , a camada córnea é delgada e podemos observar todos os anexos cutâneos( glândulas sudoríparas e sebáceas, folículos pilosos e pelos). Neste tipo de pele que reveste quase toda superfície corporal as papilas dérmicas e as cristas epidérmicas são menos numerosas.